quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Hipertexto e a Construção do Conhecimento

O hipertexto contribui muito para a construção do conhecimento de forma “completa”, interligada, interdisciplinar, oferecendo ao aluno (ou qualquer usuário) a possibilidade de pesquisar ou “navegar” de acordo com suas habilidades e competências prévias e preferências.
Dentro de um texto sempre há a intertextualidade, mesmo que implícita, muitas vezes, de difícil percepção. No hipertexto, a intertextualidade é evidenciada com links disponíveis para que o aluno possa se aprofundar em outros textos completos sobre o assunto abordado e/ou citado.
Na sala de aula, o hipertexto é muito útil, já que orienta a pesquisa de forma fundamentada e aprofundada, com referências de sites, autores, textos (tanto verbais como visuais e audiovisuais).
O professor precisa orientar os alunos a “navegarem” e “copiarem” o que interessa para o assunto estudado, fazer a referência bibliográfica do site visitado, e, por fim, fazer os comentários pessoais no texto, garantindo a sua autoria e/ou co-autoria no texto produzido. Estes textos podem ser socializados oralmente na sala de aula, ou publicado em um blog da turma, criado para este fim.
Paulo Sérgio e Hélica Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário