sábado, 22 de janeiro de 2011

O PROF. PAULO SÉRGIO PARTICIPA DO MINI-CURSO: PRODUÇÃO TEXTUAL-DISCURSIVA NO ESPAÇO ESCOLAR: REINTERPRETAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE REDAÇÃO E GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA (6º ao 9º ano)

O Prof. Paulo Sérgio participou do mini-curso: PRODUÇÃO TEXTUAL-DISCURSIVA NO ESPAÇO ESCOLAR: REINTERPRETAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE REDAÇÃO E GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA (6º ao 9º ano), na sede da SRE de Quirinópolis-Goiás, nos dias 20 e 21  de janeiro de 2011, ministrado pelas Professoras Dra. Jeni Silva Turazza e Ms. Lúcia Helena Ferreira Lopes, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
As palestras foram nuito interessantes e enriquecedoras. Com certeza, nos ofereceu subsídios muito valiosos para a nossa prática como Professores de Língua Portuguesa. As exposições se basearam nas seguintes reflexões:
  • Qual é a função da língua escrita?
  • Por que cabe à escola ensinar a língua escrita?
  • Para que ensinar o aluno a produzir textos em língua escrita?
  • Como ensinar o aluno a produzir textos em língua escrita?
Muito se falou sobre o real papel do professor de Língua Portuguesa...

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E CONFIRA AS FOTOS:
CURSO_PRODUCAO_TEXTO_01_2010

A Língua escrita tem a função de registrar todo o processo cultural, opiniões, articulações de ideias, informações, normas, leis, enfim, todo o processo de comunicação oficial, informal e literário. O registro da língua escrita é vital para a revisão e permanência, uma vez que a língua oral nem sempre proporciona uma interpretação eficaz por ser rápida e de fácil esquecimento, e a linguagem não verbal nem sempre é eficaz ou funcional.
Cabe à escola ensinar a língua escrita, pois trata-se de um conjunto de códigos muito complexos que exigem procedimentos didáticos específicos para serem ensinados, além da necessidade de uma “unificação” deste código, apesar de a língua ter inúmeras variações.
É necessário ensinar os alunos a produzirem textos em língua escrita para que os mesmos possam exercer sua cidadania e o direito de se inserir no mercado de trabalho, no processo de comunicação pessoal e social e de participar do processo cultural. O aluno precisa se expressar de forma escrita através de cartas, correspondências oficiais, e-mails, blogs e tantos outros.
Ensinamos o aluno a produzir textos em língua escrita através da leitura de textos de gêneros variados e da “constante” prática da escrita, com interpretação, reescrita, e a produção, sempre começando de textos mais simples, até se chegar ao mais complexo.
Prof. Paulo Sérgio.

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